Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
versão On-line ISSN 1806-6976
Resumo
CORRADI-WEBSTER, Clarissa M. et al. Capacitação de profissionais do programa de saúde da família em estratégias de diagnóstico e intervenções breves para o uso problemático de álcool. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2005, vol.1, n.1. ISSN 1806-6976.
Visando a prevenção do uso problemático de álcool, a OMS desenvolveu estratégias de intervenções breves (EDIBs), disseminadas no Brasil, desde 2002, pelo PAI-PAD/OMS da FMRP-USP. Esse estudo objetivou avaliar benefícios do treinamento em EDIBs para equipes do PSF, com uso de grupo focal. O perfil dos grupos refletiu a distribuição observada no treinamento (60% de agentes, 85% mulheres e 51% de adultos abaixo de 35 anos). Identificaram-se benefícios relacionados aos objetivos cognitivos e atitudinais: questionamento de estereótipos; atenção para investigação sistemática e dependência de álcool, vista como condição de enfermidade. Romper estereótipos e compreender o padrão de consumo foi identificado pelos profissionais como benefícios do treinamento, tendo favorecido a implementação das EDIBs
Palavras-chave : Atenção primária; Medicina de família; Uso problemático de álcool; Intervenção breve; Treinamento de Profissionais de saúde; Estudo qualitativo; Grupo focal.