SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Consumo de álcool e problemas emocionais relacionados ao diabetes mellitusInternação psiquiátrica: significados para usuários de um centro de atenção psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

KANTORSKI, Luciane Prado et al. O uso de tabaco entre usuários de centros de atenção psicossocial e serviços residenciais terapêuticos. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2014, vol.10, n.1, pp.17-22. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i1p-17-22.

Pessoas portadoras de transtornos psíquicos tendem a ser um grupo mais vulnerável ao hábito de fumar. Ante a relação existente entre tabagismo e a ocorrência da doença mental, surgiu o interesse de se verificar o consumo de tabaco em usuários de Centros de Atenção Psicossocial e Serviços Residenciais Terapêuticos. Trata-se de estudo descritivo e quantitativo, realizado com 392 usuários de serviços de saúde mental, mediante aplicação de questionários. Os principais dados revelados foram a prevalência do fumo entre essa população e a relação com o diagnóstico, pois essas pessoas apresentavam padrões comportamentais somados ao tratamento farmacológico, que justificam o gosto pelo hábito de fumar. Portanto, deve-se pensar na redução de danos e prevenção como estratégias de cuidado a essas pessoas.

Palavras-chave : Centros de Reabilitação; Transtornos Mentais; Hábito de Fumar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )