Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
versão On-line ISSN 1806-6976
Resumo
FOPPA, Diogo Fiorello e GRIGOLO, Tânia Maris. Os significados de uma Unidade de Acolhimento transitória para usuários de drogas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2020, vol.16, n.2, pp.16-24. ISSN 1806-6976. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.158015.
OBJETIVO: este estudo teve como objetivo compreender os significados da experiência do acolhimento residencial transitório, em uma Unidade de Acolhimento, da perspectiva dos usuários. MÉTODO: para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se da etnografia como estratégia metodológica. O procedimento de coleta de dados envolveu a observação participante com o total de doze usuários e entrevistas abertas com sete destes. A análise foi feita por meio da triangulação dos dados e, para a apresentação, utilizou-se da História Natural da Pesquisa. RESULTADOS: os resultados apontaram que a unidade representa um local de vínculo, com possibilidade do cuidado de si e em liberdade, além da possibilidade da redução do uso de drogas. CONCLUSÃO: concluiu-se que se trata de um espaço potente que pode ser utilizado tanto para a saída efetiva quanto apenas temporária das ruas.
Palavras-chave : Saúde Mental; Pessoas em Situação de Rua; Usuários de Drogas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Antropologia Cultural.