SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O fenômeno psicossomático no rastro da letraCompreensão do significado de família por estudantes universitários baianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COSTA, Tadeu Lessa da; OLIVEIRA, Denize Cristina de  e  FORMOZO, Gláucia Alexandre. Representações sociais sobre pessoas com HIV/AIDS entre enfermeiros: uma análise estrutural e de zona muda. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp.242-259. ISSN 1808-4281.

Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, descritivo, objetivando: descrever e analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais em torno da pessoa com HIV/AIDS entre enfermeiros. Foram 30 sujeitos/enfermeiros de um hospital universitário da capital do Rio de Janeiro/Brasil. Os dados foram coletados por Questionário de Caracterização e pela técnica de Mise en Cause. Os resultados indicaram um processo de mudança representacional sobre o HIV/AIDS e seus portadores, considerando o deslocamento do termo morte da centralidade para a periferia da representação; e a incorporação da cognição tratamento naquela posição. Foi corroborada a existência de uma possível zona muda na representação, composta por elementos de caráter contranormativo. Concluiu-se que as técnicas empregadas contribuíram para a melhor compreensão do conteúdo e da estrutura das representações em foco, sendo necessário maior investimento em estudos sobre o papel da normatividade social neste processo.

Palavras-chave : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Prática Profissional; Relações Interpessoais; Saúde Pública; Psicologia Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )