SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3Programa de Formação para Desenvolvimento Socioemocional na Educação Infantil: Avaliação das Professoras“Minha vida só acontecia na Internet”: o caso Pedro na perspectiva da fenomenologia de Merleau-Ponty índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ASSIS, Geisa Karla Oliveira de  e  RIBEIRO, Heloisa Fernandes Caldas. Contribuições Psicanalíticas sobre as Raízes do Racismo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.3, pp.1245-1263.  Epub 06-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.69563.

O presente artigo reúne contribuições psicanalíticas a respeito do fenômeno do racismo, seu lugar na organização da sociedade ocidental e brasileira, e na constituição do sujeito. O intuito é examinar as análises de pessoas negras para além da afirmação de que ser negro e lutar contra o racismo levaria à formação de grupo e inviabilizaria a emergência da singularidade do sujeito. Buscamos, então, as exíguas contribuições psicanalíticas sobre o tema para abordar a questão. Estudamos o conceito de raça e racismo em outros campos do saber a fim de desvelarmos os mecanismos do racismo como construto social, histórico e político. A investigação da literatura psicanalítica nos aproximou dos conceitos de ódio e expulsão e foi possível verificar que tais artifícios estão envolvidos tanto na fundação de um tipo específico de laço social, quanto na fundação do sujeito. Por fim, resgatamos as contribuições feitas por Lélia Gonzalez no que se refere ao racismo e seus efeitos na constituição da subjetividade negra e na sociedade e cultura brasileiras a partir da psicanálise.

Palavras-chave : psicanálise; racismo; segregação; designação segregante.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )