SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Programa para Promoção de Competências Emocionais em Crianças para Educadores (PROMCE-E): Relato de ExperiênciaPromoção em Saúde Mental da População Negra Brasileira, um Levantamento Bibliográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTANA, Suely de Melo et al. Comportamentos Autolesivos, Percepção de Suporte Familiar e Sintomas Ansiosos e Depressivos em Adolescentes Pernambucanos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.2, pp.647-666.  Epub 03-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.77703.

Comportamentos autolesivos na adolescência se tornaram um problema de saúde pública mundial. Frequentemente, esses comportamentos compõem o quadro sintomático de doenças psiquiátricas, sendo conceitualizados como estratégias disfuncionais de regulação emocional. Diante disso, este estudo investiga a relação entre comportamentos autolesivos, percepção de suporte familiar e sintomas ansiosos e depressivos em adolescentes da rede estadual de ensino do Recife, assim como estima a prevalência do fenômeno (n=501). Também buscou-se estimar a prevalência do fenômeno e sua relação com variáveis sociodemográficas. Os instrumentos utilizados foram o Protocolo Health Behaviour in School-Aged Children, a Spence Children's Anxiety Scale e o Inventário de Depressão Infantil, todos adaptados ao português brasileiro. Foram realizadas análises da consistência interna, qui quadrado, teste t, correlação e descritivas. Os resultados apontaram prevalência de 31,3% para comportamentos autolesivos. Adolescentes do sexo feminino apresentaram 2,26 vezes mais chance de engajar na prática de comportamentos autolesivos. Verificou-se diferenças significativas entre participantes que se autolesionavam e aqueles que não se autolesionavam no tangente à percepção de sintomas depressivos, sintomas ansiosos e suporte familiar. Nossos achados enfatizam a importância dos vínculos familiares no combate aos comportamentos autolesivos. Assim, esperamos contribuir para a construção de estratégias preventivas contra comportamentos de risco, ansiedade e depressão.

Palavras-chave : autolesão; depressão; ansiedade; adolescência; suporte familiar..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )