SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Um Relato de Experiência por um Letramento Racial: Sofrimento Psíquico, Racismo e Corpos Brancos na UniversidadeA Inovação pelo Conflito de Ideias: Retornando às Fundações da Influência das Minorias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MOTA, Fernanda Rodrigues. Os Sentidos do Trabalho: Análise do Trabalho Fabril em uma Indústria Farmacêutica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2023, vol.23, n.3, pp.856-876.  Epub 03-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.79264.

Pretende-se nesse texto discutir o trabalho fabril a partir dos resultados de uma pesquisa de campo sobre os sentidos do trabalho para os operários de uma indústria farmacêutica na região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa pesquisa teve como objetivo compreender o olhar do trabalhador sobre o seu trabalho e como ele se percebe enquanto trabalhador. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo etnográfica com treze operários de chão de fábrica. No que se refere ao formato metodológico, a opção foi pela pesquisa de abordagem qualitativa, que se apoiou na utilização de entrevistas semiestruturadas individuais e observações das atividades de trabalho, utilizando como instrumento a observação participante. Como resultado, percebemos que, para os trabalhadores, o trabalho ainda é um fator estruturante e produtor de sentidos em suas vidas. Desse modo, o trabalho possui uma grande importância para o cotidiano dos trabalhadores e é indiscutível o valor social que está intrínseco em sua ocupação.

Palavras-chave : trabalho fabril; sentidos do trabalho; observação participante..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )