SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Esquemas iniciais desadaptativos e mulheres com medo de dirigir índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BRISOTTO, Marina; SILVA, Myllena Diessy  e  ANDRETTA, Ilana. Depressão, ansiedade e estresse e o comportamento alimentar. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.153-160.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20220013.

Os sintomas de depressão, ansiedade e estresse podem contribuir para alimentação emocional. Pesquisas sinalizam ainda a existência de uma relação inversa entre esses sintomas e o comportamento alimentar saudável. O objetivo desse estudo é investigar as relações potenciais preditivas entre os sintomas de depressão, ansiedade e estresse e os escores de alimentação emocional e intuitiva. Trata-se de um estudo quantitativo e explicativo, composto por 209 participantes maiores de 18 anos. Os participantes responderam o questionário sociodemográfíco, a Escala de Alimentação Emocional (EES), a Escala de Alimentação Intuitiva (IES-2) e a Escala para Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Os resultados indicaram relações positivas e significativas entre os sintomas emocionais de ansiedade, depressão e estresse e o escore total de alimentação emocional. Na análise de regressão linear simples, constatou-se que 12% da variação na alimentação emocional é explicada por sintomas de estresse, 9,2% pelos sintomas de depressão e 4,7% pelos sintomas ansiosos. Verifica-se que os sintomas emocionais citados a cima podem explicar, individualmente, variações únicas na alimentação emocional. Sugere-se que esta relação possa ser melhor compreendida, com novos estudos que considerem outras variáveis mediadoras como, por exemplo, a regulação emocional, visto que esta última vem apresentando potencial preditivo para a alimentação emocional.

Palavras-chave : Depressão; Ansiedade; Comportamento Alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )