SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Construção da Escala de Competência do Terapeuta de TCC em GruposTerapias cognitivo-comportamentais de terceira geração no Brasil: revisão de escopo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

KORMAN, Guido Pablo  e  SARUDIANSKY, Mercedes. Particularidades dos Terapeutas Cognitivo-Comportamentais Argentinos na terra da psicanálise. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.64-73.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230009.

Nosso objetivo é descrever algumas das características dos terapeutas cognitivocomportamentais (TCC) na Argentina. Realizamos uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas para obter uma compreensão profunda e contextual das perspectivas de 15 terapeutas. Os dados foram analisados indutivamente de acordo com os princípios da análise temática. Cinco grandes temas foram identificados a partir da análise das entrevistas: O caminho para se tornar TCC; o papel da política nacional; os motivos pelos quais os clientes se submetem aos tratamentos; a duração desses tratamentos e terapia pessoal em praticantes de TCC. As características distintivas da TCC na Argentina podem estar relacionadas à associação entre psicoterapia e autoaperfeiçoamento, característica do impacto da psicanálise no contexto argentino. As implicações clínicas desses achados são discutidas e são feitas recomendações para pesquisas futuras.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Psicoterapeutas; Pesquisa Qualitativa; Argentina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )