SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Avaliação de crenças sobre violência em crianças e adolescentes vítimas de violências frequente e ocasional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PFEIFFER, Sandiléia; LISBOA, Carolina Saraiva Macedo  e  MACHADO, Wagner de Lara. Uma análise de rede dos medos, bloqueios e resistências à compaixão: contribuições para aplicação clínica. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.10-21.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230030.

Enquanto a compaixão vem sendo associada a diferentes indicadores de saúde e bem-estar, indivíduos com medos, bloqueios e resistências à compaixão (MBRs) enfrentam não apenas dificuldades para abertura e desenvolvimento de uma postura compassiva, mas também tendem a apresentar maiores níveis de sofrimento psicológico e social. Embora com importância demarcada na literatura internacional, no Brasil, poucas pesquisas sobre o tema são identificadas. O objetivo deste estudo é explorar o comportamento dos MBRs por meio de uma análise de rede, buscando analisar a relação entre os construtos e os itens com maior influência. Participaram da investigação 284 brasileiros (idade média = 36,47) por meio de coleta on-line, respondendo às Escalas de Medos da Compaixão. Foram identificadas múltiplas comunidades em cada uma das três escalas, bem como o item de maior influência esperada para cada um dos fluxos. Além disso, o medo de sentir tristeza ao pensar em ser autocompassivo foi apontado como item de maior influência sobre todas as escalas, sugerindo que sua presença deve indicar a ativação de outros MBRs. Os resultados encontrados contribuem para maior sensibilidade na avaliação clínica de indicadores dos MBRs, bem como orienta, com dados empíricos, estratégias de intervenção com foco mais apurado.

Palavras-chave : Psicoterapia; Autocompaixão; Psicologia clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )