SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Uma análise de rede dos medos, bloqueios e resistências à compaixão: contribuições para aplicação clínicaAvaliação de fatores de influência na adesão ao tratamento de hipertensão e diabetes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FUJIE, Márcia Akemi; SANTINI, Paolla Magioni  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Avaliação de crenças sobre violência em crianças e adolescentes vítimas de violências frequente e ocasional. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.22-32.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230031.

Estudos apontam o impacto negativo da violência para os desenvolvimentos cerebral, social, emocional e cognitivo durante a infância. A forma como crianças e adolescentes processam a violência está relacionada às suas crenças e ideias, construídas durante o seu desenvolvimento. Pesquisas internacionais apontam que crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos têm cognições distorcidas sobre a violência. Este estudo teve por objetivo avaliar as crenças sobre violência em crianças e adolescentes vítimas de violências frequente e ocasional e, como objetivo secundário, propor um instrumento de avaliação apropriado para a faixa etária contemplada. Participaram 45 crianças e adolescentes e a coleta de dados foi conduzida em salas do Conselho Tutelar, organizações não governamentais (ONGs) de apoio a jovens em situação de vulnerabilidade social e casa dos participantes. Foi realizada uma análise de correspondência múltipla e os principais resultados demonstram correlação entre o grupo de vítimas de violência frequente com a escolha de alternativas passivas nas vinhetas de violência intrafamiliar e de ruptura de regra moral. Esses dados corroboram outros resultados da literatura de que jovens vítimas de violência frequente têm cognições distorcidas em relação à violência, apresentando maior frequência de atitudes agressivas e passivas.

Palavras-chave : Maus-tratos infantis; Violência; Criança; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )