SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Avaliação de crenças sobre violência em crianças e adolescentes vítimas de violências frequente e ocasionalProcesso de desenvolvimento e propriedades psicométricas da versão abreviada do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA-30) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ALMEIDA, Raquel Ayres de  e  MALAGRIS, Lucia Emmanoel Novaes. Avaliação de fatores de influência na adesão ao tratamento de hipertensão e diabetes. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.33-42.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230032.

Objetivo:

realizar levantamento parcial dos aspectos clínicos, psicológicos, comportamentais e sociais que interferem na adesão ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) utilizando-se dois questionários elaborados pelas autoras.

Método:

o estudo foi realizado no Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis e aplicado à população geral em diversos contextos. Participaram 82 indivíduos com HAS e DM. Utilizaram-se como instrumentos o Questionário de Indicadores de Adesão e o Questionário sobre Fatores que Interferem na Adesão, desenvolvidos pelas autoras do estudo.

Resultados:

observou-se que pacientes com HAS foram prevalentes (71,6%) e 83,1% não foram considerados aderentes ou aderiram parcialmente às recomendações médicas. Os participantes identificaram como fatores que mais influenciavam negativamente a adesão ao tratamento a falta de melhora imediata dos sintomas, a falta de recursos psicológicos para lidar com a doença, os horários e a duração das consultas médicas e a falta de conhecimento do profissional; já os que mais influenciavam positivamente foram motivação do paciente, conhecimento do profissional, explicação do médico e acesso aos medicamentos.

Conclusão:

acreditase que o presente estudo possa colaborar no planejamento de ações voltadas a ajudar a população na adesão ao tratamento de HAS e DM e melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave : Doença crônica; Avaliação de Processos e resultados em cuidados de saúde; Comportamentos relacionados com a saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )