SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Processo de desenvolvimento e propriedades psicométricas da versão abreviada do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA-30)Problemas emocionais e de comportamento em crianças: fatores associados e preditivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PEREIRA, Luisa Braga  e  OLIVA, Angela Donato. O sexo influencia o cuidado e a superproteção parental percebidos? Um estudo com uma amostra de um estado brasileiro. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.53-60.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230034.

A condução de pesquisas sobre a parentalidade é essencial para a compreensão de como os pais afetam o desenvolvimento de seus filhos. Os comportamentos parentais de cuidado e superproteção podem ser mensurados através das memórias dos descendentes adultos de suas experiências da infância e adolescência. Sugere-se que o sexo dos pais e dos filhos influencia a frequência e a magnitude de cuidado e superproteção parental. O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre o cuidado e a superproteção parental no Brasil, considerando a influência do sexo parental e dos participantes. A amostra foi composta por 477 adultos. O Parental Bonding Instrument foi usado para mensurar as percepções dos participantes sobre o cuidado e a superproteção parental. Foram conduzidas análises de correlação de Spearman e testes t dependentes e independentes. O cuidado e a superproteção parental foram inversamente correlacionados. As mães foram percebidas como apresentando maiores níveis de cuidado e superproteção. Participantes do sexo feminino relataram mais superproteção paterna, enquanto os homens reportaram mais cuidado materno. Os resultados preliminares indicam que o sexo parece ser uma importante variável ao verificar padrões comportamentais parentais. Esta pesquisa propõe ampliar a discussão sobre os comportamentos parentais ao considerar os aspectos sociais do Brasil.

Palavras-chave : Comportamento Materno; Comportamento Paterno; Sexo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )