SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1O sexo influencia o cuidado e a superproteção parental percebidos? Um estudo com uma amostra de um estado brasileiroDesenvolvimento da escala SHIP (School Homework Involvement of Parents) de avaliação do envolvimento dos pais nos trabalhos escolares: dados preliminares de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FAVA, Debora C.; ANDRETTA, Ilana  e  MARIN, Angela Helena. Problemas emocionais e de comportamento em crianças: fatores associados e preditivos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.61-69.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230035.

Os problemas emocionais e de comportamento (PECs) na infância podem impactar negativamente o desenvolvimento acadêmico e social, aumentando a chance de manifestação de transtornos mentais na vida adulta. Os PECs têm etiologia multifatorial, mas ressaltam-se as práticas parentais e as características familiares como protagonistas. O objetivo deste estudo foi caracterizar 4.514 responsáveis por crianças residentes na cidade com maior número de escolas municipais do Estado do Rio Grande do Sul (RS) com relação a características sociodemográficas, laborais e de saúde mental, bem como avaliar a percepção sobre a educação de seus filhos e examinar a associação entre tais variáveis com indicadores de PECs na infância. Constatou-se que baixa renda e escolaridade parental, presença de sintomas de preocupação, irritabilidade, depressão e estresse, bem como problemas conjugais, dificuldade em disciplinar e sensação de cansaço ao brincar com o filho estiveram associados à presença de PECs na infância, assim como ter ajuda profissional e se sentir menos satisfeito com a escola da criança. Maior dificuldade em disciplinar o filho e ter experimentado estresse/tristeza foram fatores preditivos para os filhos apresentarem PECs. Esses dados podem apoiarem autoridades governamentais e entidades a desenvolverem propostas que possibilitem um futuro mais promissor e seguro às crianças.

Palavras-chave : Comportamento infantil; Pais; Ajustamento emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )