SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Problemas emocionais e de comportamento em crianças: fatores associados e preditivosEfeitos de uma intervenção em Terapia Cognitiva Processual sobre o transtorno de ansiedade social, sofrimento psíquico e viés atencional: relatos de um ensaio clínico randomizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SILVEIRA, Myrian Machado de Paula et al. Desenvolvimento da escala SHIP (School Homework Involvement of Parents) de avaliação do envolvimento dos pais nos trabalhos escolares: dados preliminares de validade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.70-81.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230036.

O envolvimento dos pais nas atividades escolares é um construto multifatorial, apresentando impactos mistos nas relações familiares, na aprendizagem e no desempenho acadêmico das crianças. Porém, há uma escassez de instrumentos disponíveis na literatura, principalmente no contexto brasileiro. Assim, o presente estudo objetivou o desenvolvimento e a avaliação dos dados preliminares de validade de uma medida de autorrelato (School Homework Involvement of Parents [SHIP]) para avaliar o envolvimento dos pais com as tarefas escolares. Um total de 176 pais de crianças com idades entre 6 e 14 anos foram recrutados por amostragem de conveniência por meio das redes sociais. Os participantes responderam a questionários que avaliavam os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, problemas de comportamento infantil e estilo parental. Foi identificada uma estrutura bifatorial do SHIP, compreendendo os fatores “Comportamento da Criança” e “Envolvimento Parental”. Pais de meninos relataram mais problemas de comportamento, enquanto os pais de crianças mais novas relataram maior envolvimento parental. Os fatores não se correlacionaram com as medidas de sintomas de humor nos pais e mediram dimensões correlacionadas, porém independentes de problemas de comportamento gerais e prática parental de monitorização positiva. O SHIP mostrou-se promissor para mensurar o envolvimento dos pais nas tarefas escolares.

Palavras-chave : Pais; Aprendizagem; Estudo de Validação; Relações Familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )