SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Desenvolvimento da escala SHIP (School Homework Involvement of Parents) de avaliação do envolvimento dos pais nos trabalhos escolares: dados preliminares de validadeConstrução e evidências de validade de conteúdo da Escala Pictórica de Autoconhecimento para Crianças e Adolescentes (EPAC-CA) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CAETANO, Kátia Alessandra de Souza  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Efeitos de uma intervenção em Terapia Cognitiva Processual sobre o transtorno de ansiedade social, sofrimento psíquico e viés atencional: relatos de um ensaio clínico randomizado. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.82-92.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230037.

Apesar de a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ser considerada padrão-ouro no tratamento do transtorno de ansiedade social (TAS), observa-se que muitos pacientes não se beneficiam da intervenção. A terapia cognitiva processual (TCP) é uma nova abordagem no campo da TCC que tem se mostrado efetiva no tratamento de diferentes quadros psiquiátricos. Este estudo avaliou o efeito de uma intervenção em TCP para TAS sobre sintomas de ansiedade social, ansiedade, sofrimento psíquico e viés atencional, por meio de um ensaio clínico randomizado. Os participantes com TAS foram randomizados para o grupo experimental (n = 18) ou lista de espera (n = 21), e responderam a escalas de autorrelato e ao teste de Stroop emocional no pré e pós-teste. O grupo experimental recebeu 16 sessões individuais de 1h30 de TCP. Houve uma redução significativa nos sintomas de ansiedade social, ansiedade e sofrimento psíquico no grupo que recebeu a intervenção. Tal resultado não foi observado no grupo lista de espera. Apesar de o tempo de reação às palavras emocionais ter sido maior do que às palavras neutras, não foram observadas diferenças significativas no pré e no pós-teste em relação ao viés atencional em nenhum dos grupos, o que pode estar associado ao tipo e formato de teste de atenção utilizado.

Palavras-chave : Fobia social; Terapia cognitivo-comportamental; Angústia psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )