SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Construção e evidências de validade de conteúdo da Escala Pictórica de Autoconhecimento para Crianças e Adolescentes (EPAC-CA)O Protocolo Unificado da terapia cognitivo-comportamental no formato em grupo: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GOMES, Bernardo Carramão  e  LAFER, Beny. Reflexões metodológicas sobre a prática de pesquisa em psicoterapia em grupo para transtorno bipolar: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.104-113.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230039.

Introdução:

o transtorno bipolar (TB) é um quadro clínico complexo marcado por episódios de mania e depressão. Seu adequado manejo envolve tratamento medicamentoso a fim de prevenir a recorrência de novos episódios. Contudo, mesmo com o uso de fármacos apropriados, pessoas com TB podem apresentar sintomas e episódios e, por isso, tratamentos não farmacológicos são de extrema importância, em especial a psicoterapia. No Brasil, diferentes grupos de pesquisa vêm desenvolvendo protocolos de pesquisa em psicoterapia para o TB com foco na profilaxia de novos episódios e redução de sintomas de humor.

Objetivo:

este artigo tem como objetivo revisar os achados de psicoterapia para TB produzidos no Brasil e apontar aspectos metodológicos importantes.

Resultados:

foram encontrados seis artigos sobre psicoterapia para TB produzidos no Brasil, todos em ambulatórios vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), realizados durante pesquisas de mestrado e doutorado. Nenhum deles seguiu os pacientes por período superior a 12 meses e tampouco foi convertido em proposta para atendimento dessa população junto ao SUS.

Conclusão:

ainda são necessários estudos que comprovem a eficácia e a efetividade de psicoterapias para pessoas com TB, em especial em nossa realidade, com vistas a promover sua implementação na rede de assistência ligada ao SUS.

Palavras-chave : Transtorno bipolar; Psicoterapia de grupo; Terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )