SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Reflexões metodológicas sobre a prática de pesquisa em psicoterapia em grupo para transtorno bipolar: uma revisão narrativaInstrumentos de avaliação do estresse na população brasileira: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CORREA-DE-ORNELAS, Ana Claudia  e  NARDI, Antonio Egidio. O Protocolo Unificado da terapia cognitivo-comportamental no formato em grupo: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.114-121.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230040.

O protocolo unificado (PU) foi desenvolvido por David Barlow e outros pesquisadores do Centro de Ansiedade e Transtornos Relacionados (CARD) da Universidade de Boston. O tratamento com o PU inclui ansiedade social, ataques de pânico, ansiedade generalizada, humor deprimido, pensamentos, compulsões intrusivas, raiva, trauma, transtornos relacionados ao estresse, transtornos alimentares, abuso de substâncias e comportamentos impulsivos. Por ser um modelo transdiagnóstico tem como objetivo promover a regulação emocional. Este artigo de revisão integrativa tem como objetivos descrever os oito módulos da intervenção clínica do PU e apresentar os resultados das publicações mais atuais sobre o PU, no formato em grupo. No levantamento realizado foram encontrados 168 artigos no Pubmed, 51 no ISI Web of Knowledge, e 33 no Scielo, somando 252 artigos sobre o tema. Dentre eles, 78 eram duplicados, oito eram artigos de revisão, 132 foram excluídos por serem diferentes do objetivo do tema da pesquisa. Ao final, restaram 14 artigos na seleção desta revisão. O PU demonstrou resultados promissores no tratamento dos transtornos de ansiedade, depressão e, ainda possibilitou um aumento na qualidade de vida dos participantes. Um aspecto fundamental sobre a modalidade em grupo foi a melhora da condição de interação e funcionalidade social dos participantes.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Transtornos Mentais; Qualidade de Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )