SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1O Protocolo Unificado da terapia cognitivo-comportamental no formato em grupo: uma revisão integrativaConsiderações preliminares à construção de programas de treinamento de habilidades sociais conjugais para casais em diversidade sexual e de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CAZASSA, Milton José et al. Instrumentos de avaliação do estresse na população brasileira: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.122-132.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230041.

Introdução:

inúmeros instrumentos são desenvolvidos no mundo para avaliar o estresse. Este estudo objetivou identificar ferramentas com estudos de validação voltadas ao mapeamento do estresse no Brasil.

Método:

foi realizada uma revisão integrativa em bases de dados e no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) em junho de 2017 e atualizada no corrente ano. Dois juízes independentes participaram da análise dos resultados.

Resultados:

dos 6.377 artigos encontrados, 47 foram selecionados nas bases Index Psi, SciELO, LILACS e PubMed, e 35 instrumentos compuseram a amostra, sendo dois deles do Satepsi. Nove dessas ferramentas mapeiam o estresse de modo mais generalista, nove se voltam a contextos clínicos específicos, 12 direcionam-se ao estresse ocupacional, três ao contexto esportivo e outros dois a outros contextos.

Discussão:

inúmeros problemas de saúde estão associados a estressores precoces e crônicos, entretanto, identificou-se que a maioria dos instrumentos acessa o estresse em um período mais recente (último ano, mês ou semana). Uma análise mais acurada sobre as relações entre o estresse longitudinal e desfechos em saúde mostra-se limitada nesse sentido. O Stress and Adversity Inventory (STRAIN) surge como uma alternativa para o estudo do estresse ao longo da vida na realidade brasileira.

Palavras-chave : Estresse psicológico; Estudo de validação; Transtornos relacionados a trauma e fatores de estresse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )