SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Considerações preliminares à construção de programas de treinamento de habilidades sociais conjugais para casais em diversidade sexual e de gêneroA relação entre autoeficácia e autocompaixão: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PANTOJA, Jamille Novaes; SENTONE, Fernanda  e  SZUPZYNSKI, Karen Priscila Del Rio. Inventário de modos esquemáticos em casos de comportamento agressivo: Uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.146-158.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230043-pt.

O presente estudo visa o levantamento de pesquisas empíricas com a utilização do Schema Mode Inventory (SMI) em casos atrelados a comportamento agressivo. Trata-se de uma revisão sistemática abarcando a análise de publicações nos idiomas português e inglês a partir do ano de 2010. A partir do acrônimo PICOS, foi designada a pergunta: Quais os benefícios (O), comprovados em estudos empíricos (S), da utilização do SMI (I) no trabalho com adultos com comportamento agressivo(P)? A busca foi realizada nas bases de dados PePSIC, Lilacs, PubMed, SciELO, PsycINFO e SCOPUS, e, ao final, apenas 9 artigos foram incluídos. Percebeu-se um baixo índice de publicações, principalmente no Brasil, e um enfoque maior na correlação entre modos esquemáticos e transtornos da personalidade, restando um baixo número de publicações com outros temas. Os resultados apontam para a possibilidade de utilização do SMI como ferramenta dentro de um processo terapêutico e como instrumento de avaliação. Os modos esquemáticos mais relacionados ao comportamento agressivo foram: Modos Criança Impulsiva, Criança Raivosa e Bully-and-attack. Devido às limitações encontradas, principalmente relacionadas a homogeneidade de amostra e risco de viés dos instrumentos de autorrelato, fazem-se necessários novos estudos que elucidem possibilidades e benefícios da utilização do SMI nas intervenções com indivíduos agressivos.

Palavras-chave : Agressão; Terapia do esquema; Violência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )