SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1A relação entre autoeficácia e autocompaixão: uma revisão integrativa da literaturaRelação professor-aluno e desempenho escolar na adolescência: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ALMEIDA, Nazaré de Oliveira; DEMARZO, Marcelo  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Intervenções baseadas em compaixão para comportamentos relacionados à obesidade: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.203-227.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230045.

Nos últimos anos, pode-se observar um aumento na popularidade de intervenções baseadas em autocompaixão no manejo de transtornos alimentares. Assim, este estudo realizou uma revisão sistemática para mapear métodos e tipos de evidências no tratamento de comportamentos alimentares relacionados à obesidade, como sedentarismo, compulsão alimentar, alimentação emocional, alimentação externa e vergonha da imagem corporal. A busca foi conduzida seguindo as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis (PRISMA) nas seguintes bases de dados: PsycINFO, EMBASE, Medline, PubMed, Scopus e Cochrane Libraries. Foram incluídos 26 estudos que descreveram intervenção de autocompaixão ou uso de exercícios de autocompaixão como parte da intervenção, incluindo pelo menos um comportamento alimentar relacionado à saúde ou à obesidade, também estudos incluindo resultados em insatisfação ou vergonha corporal. As intervenções usaram uma variedade de abordagens para implementar o treinamento de autocompaixão. Os achados desta revisão apontam para resultados de controle de peso eficazes depois de intervenções de autocompaixão. Entretanto, a variedade de desenhos e de tamanhos de efeito obtidos dos resultados dos trabalhos incluídos, bem como a baixa sustentabilidade dos resultados ao longo do tempo e a metodologia das pesquisas sugerem que mais estudos precisam ser feitos para que a associação entre a perda de peso e os fatores relacionados e a compaixão seja significativamente identificada.

Palavras-chave : Autocompaixão; Obesidade; Comportamento alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )