SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número especial 1Intervenções baseadas em compaixão para comportamentos relacionados à obesidade: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

RISSO, Mariana de Oliveira; REBESSI, Isabela Pizzarro  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Relação professor-aluno e desempenho escolar na adolescência: uma revisão integrativa da literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.spe1, pp.228-242.  Epub 15-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230046.

Estudos demonstram que uma relação professor-aluno positiva pode refletir no desempenho escolar de estudantes adolescentes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão da literatura para investigar as associações entre a relação professor-aluno e o desempenho de estudantes adolescentes. Os bancos de dados utilizados foram PePSIC, PsycINFO, SciELO e Web of Science. Incluíram-se publicações entre 2017 e 2023, em português, inglês ou espanhol, com populações com idade entre 10 e 19 anos. Pelo menos um dos descritores precisava estar no título, nas palavras-chave, no assunto, no resumo ou no KeyWords Plus/ Index Terms, além de demonstrar alguma dimensão da influência entre a relação professoraluno e o desempenho escolar, sendo artigos científicos de acesso livre ou via universidade. Excluídas duplicidades, 26 pesquisas preencheram os critérios de inclusão. Os resultados apontam que a relação professor-aluno e o desempenho escolar de estudantes adolescentes correlacionam-se significativa e positivamente, de maneiras direta e indireta. Além disso, não foram evidenciados estudos latino-americanos, houve inconstância de definição das variáveis, mensuração do desempenho majoritariamente por notas, priorização da visão do aluno ao mensurar a relação professor-aluno e 95% das pesquisas foram não experimentais e 86% transversais. Há necessidade de estudos mais diversificados e generalizáveis, pois ambos os construtos não têm uma definição consensual, o que pode gerar imprecisão nas pesquisas.

Palavras-chave : Revisão; Docentes; Estudantes; Adolescente; Desempenho acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )