Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Arquivos Brasileiros de Psicologia
versão On-line ISSN 1809-5267
Resumo
TUNES, Elizabeth; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; FLORES, Eileen Pfeiffer e SILVA, Elzamir Gonzaga. Generalização e abstração na aquisição de conceitos cotidianos e científicos em pessoas com síndrome de Down. Arq. bras. psicol. [online]. 2007, vol.59, n.1, pp.51-61. ISSN 1809-5267.
Procurando auxiliar o desenvolvimento de processos psicológicos superiores em duas jovens com síndrome de Down, verificou-se que elas apresentavam dificuldades nas situações que implicavam os processos de generalização e abstração. Baseando-se nos pressupostos da teoria sociohistórica de Vygotsky, demonstra-se como a elaboração de uma atividade que permitiu às duas jovens realizar e analisar semioticamente as operações lógicas de subordinação e supra-ordenação refletiu de forma positiva em suas capacidades para formar e compreender conceitos. De maneira contraria à concebida correntemente, não foi um caminho do concreto para o abstrato (como costuma ser a norma nas escolas) que obteve o melhor resultado; parece ser que os processos de generalização e abstração operam de maneira inversa na aquisição de conceitos cotidianos e científicos: do exemplar para a classe supra-ordenada nos cotidianos, e da classe para o exemplar nos científicos.
Palavras-chave : Síndrome de Down; Processos de generalização e abstração; Aquisição de conceitos; Processos psicológicos superiores; Vygotsky.