Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Arquivos Brasileiros de Psicologia
versão On-line ISSN 1809-5267
Resumo
BARROS, Maria Elizabeth Barros de; PINHEIRO, Diego Arthur Lima e ZAMBONI, Jésio. Psicologia do estilo: nas bordas da atividade. Arq. bras. psicol. [online]. 2010, vol.62, n.1, pp.62-71. ISSN 1809-5267.
O artigo faz uma discussão acerca dos modos de intervenção nos mundos do trabalho a partir das propostas formuladas pela Clínica da Atividade, tendo como principal interlocutor o psicólogo Yves Clot, que se põe na empreitada de construção de uma psicologia do estilo, em intercessão com o pensamento de Gilles Deleuze configurando-se como uma Filosofia da Diferença. Considera a atividade laboral resultado transitório de uma luta que nunca cessa na ação e da tarefa sempre redefinida no trabalho em situação. Experimenta as implicações de uma clínica aliada aos processos de estilização em jogo na atividade industriosa. Traça, portanto, conexões entre o pensamento de Gilles Deleuze e Yves Clot, através das noções de gênero e estilo. Nesse passeio entre propostas clínicas, afirma a atividade em sua relação com a invenção de modos de viver e expandir a vida.
Palavras-chave : Psicologia do trabalho; Clínica da atividade; Filosofia da diferença; Subjetividade; Estilo; Gêneros da atividade.