SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Nível socioeconômico e funções executivas em crianças/ adolescentes: revisão sistemáticaOpiniões sobre maternidade em adolescentes grávidas e não-grávidas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

FUKUDA, Cláudia Cristina; PENSO, Maria Aparecida  e  SANTOS, Benedito Rodrigues dos. Configurações sociofamiliares de crianças com múltiplos acolhimentos institucionais. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp.70-87. ISSN 1809-5267.

Este artigo apresenta o perfil sociofamiliar de crianças e adolescentes em situação de múltiplos acolhimentos institucionais em Brasília/DF, entre janeiro de 2007 e agosto de 2009. Trata-se de uma análise documental quantitativa das Pastas Especiais que tramitavam na Promotoria da Infância e Juventude. Os resultados apontaram para uma predominância de crianças e adolescentes do sexo masculino, com média de três acolhimentos, de famílias com mais de uma criança/adolescente acolhida com idade inferior a 11 anos, vítimas de maus tratos, negligência ou situação de rua, sob a responsabilidade legal das mães, sendo a figura paterna praticamente ausente nos processos judiciais. O perfil das mães registrou acentuado grau de vulnerabilidade social. O tempo de acolhimento demonstrou a violação dos princípios da brevidade e excepcionalidade da medida de acolhimento, apontando para a ineficácia das políticas sociais de proteção e assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Palavras-chave : Acolhimento institucional; Vulnerabilidade social; Políticas sociais; Crianças acolhidas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )