SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número1Configurações sociofamiliares de crianças com múltiplos acolhimentos institucionaisEnsino da psicanálise na universidade brasileira: retorno à proposta freudiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

PATIAS, Naiana Dapieve  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Opiniões sobre maternidade em adolescentes grávidas e não-grávidas. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.1, pp.88-102. ISSN 1809-5267.

A maternidade ainda hoje é muito valorizada socialmente. Este estudo teve como objetivo comparar opiniões sobre maternidade de adolescentes grávidas e não grávidas. Partiu-se do pressuposto de que adolescentes gestantes apresentam uma visão mais positiva da maternidade que adolescentes não gestantes. Participaram do estudo 50 adolescentes gestantes e 50 não gestantes, com idades de 13 a 19 anos, que frequentavam Unidades Básicas de Saúde e escolas públicas em uma cidade do interior do RS, Brasil. Foram aplicados questionários que avaliavam opiniões das adolescentes sobre maternidade nos dois grupos. As respostas das gestantes e não gestantes aos itens do questionário foram comparadas com testes estatísticos. Os resultados indicaram diferenças significativas nas opiniões apresentadas pelos grupos. Foi confirmada a expectativa de que adolescentes grávidas possuem opiniões mais positivas sobre a maternidade do que não gestantes. Discute-se sobre a maior vulnerabilidade à gestação associada à visão apenas positiva da maternidade.

Palavras-chave : Adolescência; Opiniões; Maternidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )