SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Catadores de materiais recicláveis: cadeia produtiva e precariedadeRepresentações sociais de mães sobre os direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

CORDEIRO, Mariana Prioli  e  SPINK, Mary Jane Paris. Por uma Psicologia Social não perspectivista: contribuições de Annemarie MolPor una Psicología Social no perspectivista: contribuciones de Annemarie Mol. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp.338-356. ISSN 1809-5267.

Neste artigo, buscamos discutir as contribuições da obra da filósofa holandesa Annemarie Mol para a Psicologia Social. Para isso, apresentamos algumas de suas reflexões centrais, como a abordagem não perspectivista da realidade e as noções de multiplicidade e política ontológica. Ao propor tal discussão, procuramos chamar a atenção para a possibilidade de ordenar e de coordenar a realidade de diferentes modos, bem como de reconhecer que um fenômeno é formado por múltiplos atores. Pretendemos, portanto, defender uma Psicologia Social que se aproxime das propostas da teoria ator-rede, ao buscar conexões complexas, que articulem humanos e não humanos e que façam existir múltiplas realidades. Uma Psicologia Social que fuja do realismo que caracteriza grande parte das pesquisas científicas e que não pressuponha, portanto, uma realidade anterior e independente de nossas ações, mas que tome como ponto de partida uma realidade que se torna real por meio de nossas práticas.

Palavras-chave : Psicologia Social; Multiplicidade; Política Ontológica; Teoria ator-rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )