SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Por uma Psicologia Social não perspectivista: contribuições de Annemarie MolHomofobia familiar: abrindo o armário 'entre quatro paredes' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

QUEIROZ, Pablo et al. Representações sociais de mães sobre os direitos humanos. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp.357-375. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi conhecer as Representações Sociais (RS) dos Direitos Humanos (DH) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA) de mães de classe média e baixa. A teoria adotada foi a das RS. Entrevistaram-se 120 mães pessoenses por meio de um roteiro com questões abertas sobre dados sociodemograficos e sobre os DH e DCA conhecidos. Os resultados, analisados por meio do ALCESTE, indicaram que mães de classe média mencionaram, como exemplos de DH, direitos sociais, individuais e de grupos, e, como exemplos de DCA, direitos sociais; mães de classe baixa mencionaram a violação de direitos e os direitos de convívio social, como DH e, como DCA, os direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente e o direito de controlar seus filhos. Os DH, influenciados pelas classes sociais, organizaram-se em dois eixos, bem como os DCA. Os autores concluíram que os DH e os DCA conhecidos, assim como os eixos organizadores, foram influenciados pelas classes sociais nas quais as mães se inserem.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Representações Sociais; Mães.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )