Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista da Abordagem Gestáltica
versão impressa ISSN 1809-6867
Resumo
AUGUSTIN, Luiza Wille e BANDEIRA, Célia Cristina de Albuquerque. Postura e intervenções do gestalt-terapeuta frente à violência psicológica contra a mulher por parceiro íntimo. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2020, vol.26, n.spe, pp.449-459. ISSN 1809-6867. https://doi.org/10.18065/2020v26ne.9.
A violência psicológica por parceiro íntimo ocorre entre cônjuges ou namorados e frequentemente tem a mulher a vítima deste abuso. Visto que toda violência física foi precedida de uma violência psicológica, postula-se a importância deste tema como uma forma de prevenção e alerta para a sociedade. O Gestalt-terapeuta deve estar preparado ao se deparar com estes casos e saber quais posturas assumir em diferentes contextos. Para isso, o presente estudo apresenta um estudo teórico sobre violência psicológica por parceiro íntimo pautado em uma pesquisa nos principais periódicos da abordagem gestáltica no país. A discussão aborda cinco termos que mais apareceram nos trabalhos nacionais, são eles: Heterossuporte, Awareness, Redução Fenomenológica, Trabalho com Emoções e Autoestima. Nesta discussão, busca-se compreender os conceitos a luz da teoria gestáltica e sua aplicação no atendimento às mulheres vítimas de violência psicológica por parceiro íntimo.
Palavras-chave : Violência Psicológica; Violência na Família; Gestalt-terapia; Papel do Terapeuta; Atitudes do Terapeuta.