Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia para América Latina
versão On-line ISSN 1870-350X
Resumo
AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; MARTINS, Gustavo Henrique; TOFOLI, Lucilene e CAMPOS, Lara Priscila de. Variáveis acadêmicas e extracurriculares predizem adaptabilidade de carreira. Psicol. Am. Lat. [online]. 2019, n.31, pp.1-11. ISSN 1870-350X.
O objetivo deste estudo foi verificar quais variáveis acadêmicas e extracurriculares podem explicar as dimensões de Adaptabilidade de Carreira (Preocupação, Controle, Curiosidade e Confiança) do estudante universitário. A amostra foi composta por 323 participantes, 67,2% era do sexo feminino com média de idade de 24,33 anos. Como instrumentos foram utilizados um questionário sociodemográfico e a Escala de Adaptabilidade de Carreira, sendo os dados coletados de forma online. Os principais resultados indicaram que as variáveis acadêmicas e extracurriculares, ou seja, satisfação com o curso, satisfação com a escolha, nota, atividades extracurriculares e situação laboral, foram capazes de explicar de 17% a 26% das dimensões de Adaptabilidade de Carreira. Esses resultados fornecem novas possibilidades de intervenções que visem promover os recursos de carreira fundamentais para o século XXI.
Palavras-chave : orientação vocacional; avaliação psicológica; ensino superior; estudantes universitários; adaptabilidade.