SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O escafandro e a borboleta: um olhar sob o enfoque da ACP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Resumo

BACELLAR, Anita; ROCHA, Joana Simielli Xavier  e  FLOR, Maira de Souza. Abordagem centrada na pessoa e políticas públicas de saúde brasileiras do século XXI: uma aproximação possível. Rev. NUFEN [online]. 2012, vol.4, n.1, pp.127-140. ISSN 2175-2591.

As mudanças que ocorreram no modelo e conceito de saúde brasileiro nas últimas décadas, produziram mudanças no paradigma que demandam uma reestruturação no contexto teórico/prático e na concepção de homem e de saúde/doença dos profissionais da saúde. Esse estudo teórico tem como objetivo apresentar os pressupostos teóricos da Abordagem Centrada na Pessoa e demonstrar que se trata de uma proposta psicológica que se aproxima teoricamente das diretrizes propostas pelas Políticas Públicas nos serviços de saúde do Brasil. Percebe-se que a efetivação do modelo de saúde atual implica em uma postura de atendimento que valorize o potencial da pessoa e resgate sua autonomia. Para tal, as atitudes de consideração positiva incondicional, empatia e autenticidade, sugeridas pela Abordagem Centrada na Pessoa, precisam ser desenvolvidas entre os profissionais da saúde. Tais atitudes também contribuem com o desenvolvimento da interdisciplinaridade e da humanização, atualmente ainda distantes da efetivação na prática.

Palavras-chave : abordagem centrada na pessoa; humanização; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )