SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Uma revisão teórico-conceitual sobre a ética da psicanálise e laço socialA enunciação da feminilidade em “Rebecca”, de Hitchcock índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Trivium - Estudos Interdisciplinares

versão On-line ISSN 2176-4891

Resumo

PAULA, Laerte de  e  BERLINCK, Manoel Tosta. Uma estética para o gozo perverso. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.1, pp.54-59. ISSN 2176-4891.  https://doi.org/10.18379/2176-4891.2016v1p.54.

O presente trabalho procura articular questões relacionadas entre um caso clínico e os elementos metapsicológicos pensados a partir dele em torno da questão da perversão e de sua sustentação. Um dos propósitos consiste em, através de um primeiro giro, localizar o tipo de desafio pertinente à montagem perversa. Para isto, propõe-se um diálogo com alguns trabalhos escritos sobre o tema por Freud, Aulagnier, Lacan e Ferraz, construindo assim o tecido em que os apontamentos são feitos para então, a partir do caso clínico, pensar nos sentidos de sua montagem. A leitura aqui cotejada diz respeito ao ideal estético da fantasia perversa, que erige um monumento à recusa (Verleugnung), transformando o horror da castração em valor a ser cultuado e, para isso, convocando uma testemunha.

Palavras-chave : PERVERSÃO; RECUSA; PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )