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Trivium - Estudos Interdisciplinares
versão On-line ISSN 2176-4891
Resumo
HARTMANN, Ernesto. Anton Webern e a tradição: Uma análise das relações forma-série empregadas nas Três canções sobre Textos de Hildegard Jone op.25 e nas Variações para piano op.27. Trivium [online]. 2016, vol.8, n.2, pp.165-172. ISSN 2176-4891. https://doi.org/10.18379/2176-4891.2016v2p.173.
O presente trabalho visa demonstrar, através da análise das relações entre as formas-série empregadas nas 3 Canções op. 25 sobre Textos de Hildegard Jone e nas Variações para Piano op.27 de Anton Webern, a profundidade e o significado da afirmação de Paul Griffths sobre o neoclassicismo presente no estilo deste compositor, e, por consequência, sua aderência à tradição. Além da análise destas relações das formas-série e suas articulações com as estruturas formais das obras, buscaremos, nos depoimentos do próprio Webern, estruturar questões que permitam nortear a análise visando elucidar quais seriam os elementos tradicionais presentes nestas duas obras seriais de sua fase madura, normalmente associadas a um rompimento com a tradição. Como conclusão estabeleceremos as relações de classe 5 (quintas ou quartas justas) como ordenadores de grande parte das relações entre as formas-séries presentes nas obras, estabelecendo uma analogia, uma releitura das práticas tonais, esta por si mesma representante mais simbólica da tradição.
Palavras-chave : ANTON WEBERN; TRADIÇÃO; 3 CANÇÕES SOBRE TEXTOS DE HILDEGARD JONE OP.25; VARIAÇÕES PARA PIANO OP.27; NEOCLASSICISMO.