SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Covid-19 e saúde mental de universitários: revisão integrativa internacionalO papel da intenção de compras durante o período da pandemia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

NATIVIDADE, Jean Carlos et al. Teoria do comportamento planejado como preditora do isolamento social por Sars-Cov-2. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2021, vol.13, n.4, pp.199-213. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v13i4.1369.

A teoria do comportamento planejado (TCP) tem se mostrado uma preditora eficiente de comportamentos associados à saúde. Essa teoria propõe que três variáveis psicológicas predizem a intenção comportamental: atitude, normas subjetivas, percepção de controle. A intenção comportamental explica o comportamento propriamente dito. Este estudo teve o objetivo de testar o poder preditivo da TCP sobre o isolamento social diante do Sars-CoV-2. Participaram 1.139 adultos, média de idade de 35,5 anos, de todas as regiões do Brasil. Os resultados mostraram adequados índices de ajuste dos modelos preditivos da TCP sobre o isolamento social. A TCP explicou 30,7% da variância do grau de percepção de isolamento e 11,5% da variância do número de vezes que saiu de casa. Dentre os componentes da TCP, a atitude mostrou-se o fator com maior poder preditivo sobre as variáveis de isolamento social. Os resultados obtidos podem apoiar campanhas de prevenção fundamentadas na mudança de atitudes.

Palavras-chave : isolamento social; Sars-CoV-2; infecções por coronavírus; atitudes; comportamento social; teoria do comportamento planejado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons