SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Percepção da Equipe de Saúde sobre a Implantação de Alojamento Conjunto Mãe-Bebê em Unidade PsiquiátricaVivências de Automutilação sob a Lente da Gestalt-Terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

DUARTE, Fábia Maria Ribeiro; SANTOS, Cristiane de Oliveira  e  SILVA, Rosana dos Santos. A (Não) Adesão ao Tratamento de HIV/Aids: Sentidos, Manejos Clínicos e Dilemas Bioéticos. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.53-67.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1781.

O estudo analisa sentidos, manejos clínicos e dilemas bioéticos dos profissionais de saúde sobre a (não) adesão ao tratamento de pessoas com HIV/aids. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, com entrevistas semiestruturadas, dirigidas a profissionais de uma unidade de infectologia de um hospital público e submetidas à análise de conteúdo de Bardin. Os achados revelam que há uma diversidade de sentidos atribuídos à (não) adesão, com predominância da perspectiva individualista e racionalista para explicação do fenômeno. Diante dos casos de (não) adesão, os profissionais questionaram a autonomia do paciente, abordando os dilemas bioéticos em torno do sigilo e da confidencialidade do diagnóstico de HIV/aids. Os achados apontaram a necessidade de se pensar estratégias de cuidado guiadas pela elaboração de projetos terapêuticos singulares, bem como de se construir espaços de educação permanente em saúde para a reorientação das práticas de cuidado.

Palavras-chave : não adesão ao tratamento; HIV/aids; manejos clínicos; profissionais de saúde; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )