SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Vivências de Automutilação sob a Lente da Gestalt-TerapiaPercepções de LGBTs sobre o Acesso à Atenção Primária de Saúde na Cidade de Guaiúba, CE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SECCO, Ana Caroline; KOSTULSKI, Camila Almeida  e  ARPINI, Dorian Mônica. O Papel da Equipe nas Práticas Grupais na Atenção Básica em Saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.83-98.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1728.

Introdução:

As práticas grupais têm sido um dos recursos técnicos de grande potencial para a promoção da saúde na atenção básica. O objetivo do estudo foi compreender o papel da equipe de saúde no campo das práticas coletivas, em especial a partir da experiência de grupos na Atenção Básica (AB).

Método:

Realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com dez participantes de um grupo de promoção de saúde e observações de quatro encontros do respectivo grupo. Os dados foram triangulados e analisados por meio da análise de conteúdo temática.

Resultados e Discussões:

Evidencia-se que os profissionais de saúde parecem comprometidos com as práticas grupais, estabelecendo uma relação de vínculo, acolhimento, proximidade e cuidado, realizando um trabalho vivo em ato, marcado pelo reconhecimento dos usuários como protagonistas.

Conclusões:

O estudo constatou relevância das práticas grupais na AB, numa concepção ampliada de cuidado, sendo essa uma das contribuições deste trabalho.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; serviços comunitários de saúde; equipe de saúde; processos grupais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )