SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Centros de Atenção Psicossocial segundo Seus Usuários: Uma Revisão IntegrativaUsos de Drogas: Representações Sociais dos Profissionais de Saúde Mental de um CAPS AD do Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CADONA, Eliane  e  STREY, Marlene Neves. Pesquisa Brasileira em Saúde: Análise do Ano de 1990. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.165-173.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1190.

Neste artigo, colocamos em análise sentidos sobre saúde em produções científicas brasileiras, publicadas no ano de 1990. Tal cenário era marcado pela publicação das Leis Orgânicas da Saúde, cuja emergência se deu em um contexto neoliberal. As bases teóricas do estudo alicerçaram-se no Construcionismo Social. Foram recuperados da BVS Brasil 34 artigos, e a busca se deu por intermédio das palavras-chave “cuidado”, “cura”, “doença”, “política pública de saúde”, “política social”, “saúde” e “saúde pública”. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Discurso, resultando na categoria “Importação do conhecimento e comparação entre realidades: o conceito de Brasil Colônia nos discursos da saúde”. Nela, evidenciamos que os discursos produzidos nos estudos carregavam a lógica de que o conhecimento importado, provindo dos chamados países industrializados, deveria ser a regra a ser seguida no Brasil e que a realidade impressa nesses cenários serviria como modelo e inspiração para o país.

Palavras-chave : saúde; doença; ciência; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )