SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Pesquisa Brasileira em Saúde: Análise do Ano de 1990Sentidos Atribuídos à Satisfação Sexual por Trabalhadoras do Sexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OLIVEIRA, Janderson Carneiro de  e  BERTONI, Luci Mara. Usos de Drogas: Representações Sociais dos Profissionais de Saúde Mental de um CAPS AD do Nordeste do Brasil. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.175-190.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1181.

Neste artigo, analisamos as representações sociais que os profissionais de saúde mental têm acerca dos usos de substâncias psicoativas. Para tanto, foram realizadas entrevistas com os profissionais de saúde de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), sendo os dados analisados com base na Análise de Conteúdo. Dessas análises, emergiram três categorias reflexivas: a) “Drogas: um olhar dos profissionais do CAPS AD”; b) “Legalização versus criminalização das drogas: o que os profissionais de saúde mental têm a dizer?”; c) “Modelos de tratamento: Redução de Danos versus abstinência”. Os profissionais revelaram dificuldades em trabalhar com a abordagem da Redução de Danos e não apresentam uma posição consolidada a respeito da legalização e criminalização das drogas. Apesar das limitações, este estudo serve como um objeto de reflexão, tendo em vista que propõe uma reorientação das práticas assistenciais em saúde mental.

Palavras-chave : representações sociais; uso de drogas; profissionais de saúde; saúde mental; CAPS AD.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )