SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sentidos Atribuídos à Satisfação Sexual por Trabalhadoras do SexoSaúde Mental na Pandemia de Covid-19 em um Município Mineiro: Diálogos diante de uma Realidade Global índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ALBERTI, Sonia et al. A Objetalização no Hospital e os Tempos de Covid: Uma Elaboração Psicanalítica de Experiências. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.205-216.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1546.

Visou-se identificar, a partir da teoria psicanalítica, questões advindas da clínica institucional em um hospital universitário no contexto da covid-19. Os pontos abordados no presente trabalho levaram-nos a elaborar teoricamente um sintoma institucional: a objetalização. Tal conceito já foi utilizado por diversos autores e diz respeito à destituição do sujeito que, nos mais diferentes contextos, pode vir a ser tomado como objeto não apenas das práticas, mas também nos discursos. Levantamos a hipótese de que os efeitos da pandemia vivida em 2020, que assolou o hospital em que atuamos, escancarou a objetalização não apenas dos pacientes e de suas famílias, mas também das equipes, que, em sua maioria, procuraram esmerar-se sobremaneira para fazer frente à conjuntura. Desse modo, sustentamos que a objetalização, que vimos a olhos nus no contexto da pandemia, já estava latente na prática hospitalar, mesmo em tempos menos sombrios.

Palavras-chave : psicanálise; atividades clínicas; hospital de ensino; prática institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )