SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A Objetalização no Hospital e os Tempos de Covid: Uma Elaboração Psicanalítica de Experiências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

REIS, Andressa Aparecida da Silva et al. Saúde Mental na Pandemia de Covid-19 em um Município Mineiro: Diálogos diante de uma Realidade Global. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.2, pp.217-231.  Epub 05-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i2.1805.

Introdução:

O estudo buscou rastrear a presença de sintomas de ansiedade, depressão e estresse ­pós-traumático, além de descrever as principais mudanças comportamentais apresentadas por moradores de Juiz de Fora, MG, diante da covid-19. A coleta de dados foi on-line e, para o recrutamento, utilizou-se a técnica da “bola de neve”.

Método:

Participaram 897 sujeitos que responderam a um questionário sociodemográfico e comportamental; Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão; e Instrumento de Rastreio para Sintomas de Estresse Pós-Traumático (SPTSS).

Resultados:

indicaram mudanças comportamentais e de humor expressivas, como: percepção de estar infectado, mesmo estando saudável, maior uso de álcool que o habitual, medo, irritabilidade, ansiedade e tristeza. Os instrumentos de rastreamento evidenciaram também a presença de sintomas de ansiedade (53,4%), depressão (93,4%) e estresse pós-traumático (43,1%).

Discussão/Conclusão:

Apresenta-se um recorte local, contudo, os dados apresentam consonância com a comunidade científica quanto ao sofrimento psíquico na pandemia da covid-19.

Palavras-chave : saúde mental; covid-19; ansiedade; depressão; estresse pós-traumático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )