SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3Violência Autoprovocada no Brasil: Caracterização dos Casos Notificados entre 2009 e 2021O Trabalho Imaterial de Guardas Municipais: Uma Análise Psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

GUIMARAES, Karla Francisca de Araújo  e  BRAMBATTI, Larissa Polejack. Tornar-se Mulher com Câncer: Repercussões do Câncer de Mama no Papel de Mulher. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.3, pp.147-162.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i3.1947.

O desenvolvimento do papel de mulher se dá de maneira processual e plurideterminada, bem como o processo de significar e experienciar o câncer de mama. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer as repercussões do câncer de mama no papel de mulher de pessoas em tratamento oncológico. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo do tipo prospectivo exploratório, de orientação teórico-metodológica do fotovoz. As quatro participantes eram mulheres em tratamento oncológico na UNACON/HUB, maiores de 18 anos e diagnosticadas com câncer de mama (CID: C50). A partir da aplicação da análise temática, construíram-se seis temas: relação imagem corporal e adoecimento por câncer de mama; maternidade e câncer; envelhecimento e câncer; trabalho feminino e câncer; comunicação e representação social em torno do adoecimento por câncer; e escutem as mulheres! Os resultados apontam para a relevância da oferta de atenção integral à saúde das mulheres com câncer de mama, centrada nas experiências e protagonizada por elas.

Palavras-chave : saúde da mulher; neoplasias da mama; papel de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )