SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O Trabalho Imaterial de Guardas Municipais: Uma Análise PsicossocialEnvelhecimento, Covid-19 e Saúde Digital: Reflexões sobre o Cenário Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

NEUMANN, Gabriela; CARLOTTO, Mary Sandra  e  CAMARA, Sheila Gonçalves. Transtornos Mentais Comuns em Motoristas de Transporte Coletivo de Passageiros. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2022, vol.14, n.3, pp.177-191.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2177-093X.  https://doi.org/10.20435/pssa.v14i3.2021.

Este estudo teve como objetivo a identificação dos fatores associados aos transtornos mentais comuns (TMC) em motoristas de transporte coletivo de passageiros, em uma amostra de 258 motoristas pertencentes ao quadro funcional de duas empresas de transporte coletivo. Para a coleta de dados, foram utilizados o Questionário de Dados Sociodemográficos, Laborais e Estressores Ocupacionais e o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Realizaram-se análises bivariadas (qui-quadrado de Pearson) entre todas as variáveis independentes. Para a análise dos TMC e relação com as variáveis independentes, foi utilizada análise de regressão logística bivariada e a odds ratio (OR), que consiste na razão de chances de aquisição do agravo entre expostos e não expostos. Os resultados identificaram como preditoras dos transtornos mentais comuns as variáveis pouco tempo de intervalo; falta de suporte social; falta de autonomia; e escala de trabalho.

Palavras-chave : transtornos mentais comuns; motoristas; saúde ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )