SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O sofrimento como travessia: Nietzsche e a psicanáliseDo pastorado ao governo (bio)político dos homens: notas sobre uma genealogia da governamentabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

PORCHAT, Patricia. O corpo: entre o sofrimento e a criatividade. Rev. Epos [online]. 2014, vol.5, n.1, pp.112-130. ISSN 2178-700X.

As experiências subjetivas corporais e de gênero colocam para a psicanálise o desafio de questionar seu aparato conceitual e de sustentar uma ética que permita a manutenção de uma escuta cuidadosa e atenta. Problematizamos a existência de um tabu em relação ao corpo que impediria essa escuta. As intervenções e modificações corporais que encontramos nas experiências de transexuais, travestis e transgêneros têm sido objeto de esforços no sentido de aproximar a psicanálise da teoria queer, pois aí residiria a possibilidade de formular concepções que iluminem a compreensão dessas experiências. Interrogamos o estatuto do corpo de maneira isolada das normas de gênero e sexuais e elegemos como interlocutores a psiquiatria - na situação de hormonização de adolescentes -, a arte e o feminismo biotecnológico. O olhar diferenciado nos permite considerar variados aspectos da desconstrução e reconstrução do corpo.

Palavras-chave : Corpo; transexualidade; gênero; teoria queer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )