Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estudos Interdisciplinares em Psicologia
versão On-line ISSN 2236-6407
Resumo
ALVES, Bárbara de Paula e AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Escala de forças de caráter: relações com instrumentos de avaliação de afetos e interesses profissionais. Est. Inter. Psicol. [online]. 2018, vol.9, n.2, pp.04-20. ISSN 2236-6407.
Esta pesquisa objetivou relacionar os construtos Forças de Caráter, Afetos e Interesses Profissionais em universitários, utilizando os instrumentos: Escala de Forças de Caráter (EFC), Escala de Afetos Zanon (EAZ), Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e um Questionário Sociodemográfico. Participaram do estudo 350 universitários de diferentes cursos com idades entre 17 a 53 anos (M= 22,57; DP= 5,96). As forças se correlacionaram positivamente com os afetos positivos e com as dimensões dos interesses, sendo que Ciências Agrárias foi a dimensão com as correlações mais altas. Participantes com idades acima de 19 anos apresentam mais Amor ao Aprendizado, Perseverança e Interesses por Atividades Burocráticas. Conclui-se que forças e afetos positivos podem ser relacionados e utilizados de maneira a auxiliar o desenvolvimento das características positivas dos indivíduos e que a relação das forças com as dimensões pode caracterizar possíveis personalidades que demonstram interesse por determinada área.
Palavras-chave : Psicologia positiva; Afetos positivos e negativos; Orientação profissional; Universitários; Características positivas.