Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Junguiana
versão impressa ISSN 0103-0825
Resumo
BYINGTON, Carlos Amadeu B.. Amadeus: A Psicologia da Inveja e sua função no processo criativo: um estudo da Psicologia Simbólica. Junguiana [online]. 2019, vol.37, n.1, pp.73-114. ISSN 0103-0825.
O autor analisa a peça de teatro "Amadeus" e estuda a função da inveja na relação de Mozart e Salieri. Caracteriza a inveja como uma função estruturante normal da maior importância no desenvolvimento da consciência. Chama atenção para a dificuldade de se compreender este fato devido às nossas concepções psicológicas se acharem ainda dominadas pela obra repressora-puritana da Inquisição. Afirma que na apresentação da peça a patologia mental de Mozart é ainda maior que a de Salieri. Relaciona a inveja patológica de Mozart com um complexo paterno negativo e a de Salieri com a prostituição de sua Anima. Explica a deterioração progressiva das personalidades de Mozart e Salieri: ao não assumirem sua inveja normal, esta se tornou cada vez mais sombria e patológica, ultrapassando o dinamismo neurótico e atingindo o psicótico. Descreve a função estruturante normal do ciúme para melhor discriminar a inveja e exemplificar o ciúme patológico com a peça Otelo, de Shakespeare. Finalmente, diferencia a função estruturante normal do ciúme e da inveja nos ciclos arquetípicos matriarcal, patriarcal, de alteridade e cósmico. ■
Palavras-chave : inveja construtiva ou normal; inveja destrutiva; patológica ou defensiva; criatividade prostituída; traição da própria anima; ciúme normal ou criativo; ciúme patológico ou defensivo; complexo paterno negativo; complexo de desadaptação social.