SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número119Português e Libras: Processamento cognitivo via ouvido, olho e mãoAttentus: Aplicativo para avaliação atencional na primeira infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PEREIRA, Rafael Silva. Estudo piloto de validação do Programa de Estimulação da Atenção (PEA) como promotor do sucesso atencional em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Rev. psicopedag. [online]. 2022, vol.39, n.119, pp.172-184. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20220015.

Este artigo resulta de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado em Neuropsicologia Aplicada que pretendeu verificar o impacto da aplicação do Programa de Estimulação na Atenção (PEA), na capacidade atencional, numa amostra piloto, em crianças com idades entre 7 e 10 anos, durante 6 semanas (2 sessões por semana). Os resultados revelaram que antes da aplicação do PEA, com a aplicação do teste d2, a amostra evidenciou resultados em média no percentil 15. Com a avaliação do Teste Tartaruga da Ilha na prova de atenção simples (AS), as crianças mostram o valor mediano obtido no percentil 25; na atenção complexa (AC1) os alunos apresentam resultados próximos do percentil 25 e na segunda prova de atenção complexa (AC2) os resultados tendem para o percentil 20. Após a aplicação do PEA e reavaliados com as mesmas provas, verificamos que, no teste d2, a maioria dos alunos pontua no total global no percentil 55 e no teste da Tartaruga da Ilha os resultados da prova AS revelam que a maioria dos alunos acerta no pertencil 60; na prova AC1 verifica-se que a maioria responde em média no percentil 55; na prova AC2, notamos que mais crianças, em média, tendem a responder em torno do percentil 60. Verificou-se, assim, que o PEA pode constituir um instrumento de intervenção cognitiva com potencial sucesso em crianças com diagnóstico de Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) ou indicadas como desatentas, desconcentradas e desorganizadas. Aliás, resultados já evidenciados em 2017 quando da validação do PEA à população brasileira.

Palavras-chave : Atenção; Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção; Testes de Atenção; Programa de Estimulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons