Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Journal of Human Growth and Development
versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598
Resumo
LIMA, Tiago Rodrigues de; SOUSA, Gabriel Renaldo de; CASTRO, João Antônio Chula de e SILVA, Diego Augusto Santos. Presença simultânea de excesso de peso e horas de sono insuficientes em adolescentes: prevalência e fatores correlatos. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp.148-157. ISSN 0104-1282. https://doi.org/10.7322/jhgd.115987.
INTRODUÇÃO: O aumento do excesso de gordura corporal e a diminuição do número de horas de sono/dia são agravos à saúde que atingem a população pediátrica. OBJETIVO: Estimar a prevalência combinada de excesso de peso e horas de sono/dia insuficientes em adolescentes, e verificar a associação com características sociodemográficas, de atividade física e comportamento sedentário. MÉTODO: Estudo transversal de base escolar, realizado com 1.132 participantes de 14 a 19 anos de idade, em São José, Brasil. A gordura corporal foi avaliada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado por meio do escore-Z, enquanto o total de horas de sono/dia foi relatado pelos adolescentes. Os dados sociodemográficos, de atividade física e comportamento sedentário foram levantados por questionário autopreenchível. RESULTADOS: A prevalência simultânea de excesso de peso e horas de sono/dia insuficientes foi de 17,5%. Os fatores associados a esta condição foram atender as recomendações de prática de atividade física semanal, participar da aula de educação física duas vezes/semana e período maior/igual a quatro horas/dia em frente a tela. CONCLUSÃO: Orientações no ambiente escolar em relação aos problemas à saúde acarretados pelo excesso de peso e pela quantidade de horas de sono insuficientes podem se fazer presentes quando recomendações sobre atividade física e comportamento sedentário forem dadas aos estudantes.
Palavras-chave : obesidade; sobrepeso; indice de massa corporal; epidemiologia; saúde do adolescente; atividade motora; estudos transversais.