SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16A feminilidade como máscaraA psicanálise e o futuro da civilização moderna: Psychoanalysis and the future of the modern civilization índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

CELES, Luiz Augusto. Psicanálise é trabalho de fazer falar, e fazer ouvir. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2005, vol.9, n.16, pp.25-48. ISSN 1415-1138.

Tendo por objetivo caracterizar a psicanálise em seu sentido originário e fundamental de trabalho de tratamento, o presente artigo propõe entendê-la como trabalho de “fazer falar, e fazer ouvir”. O entendimento assim formulado é apresentado como resultado de uma conquista da análise dos três principais modos com os quais Freud compreende a tarefa psicanalítica, quais sejam, vencer resistências, interpretação e construção. As relações de dependência e suplementariedade entre falar e ouvir também são estabelecidas, em articulação com as posições de analista e analisando, como condição para o tratamento psicanalítico e sua realização.

Palavras-chave : Sentido da psicanálise; Falar e ouvir em psicanálise; Associação livre; Resistências; Interpretação; Construções em análise; Posição do analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )