SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número56Uma pesquisa com os pés empoeirados: memórias de mulheres ruraisCartografias da autonomia: tensões e construções no campo da saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FARIA, Lucas Luis de  e  MARTINS, Catia Paranhos. Movimento(s) indígena(s) e psicologia social: desafios à de(s)colonização dialógica. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.56, pp.131-149.  Epub 27-Maio-2024. ISSN 2175-1390.

Este texto sintetiza parte do exercício de viver, sentir e pensar a partir das fronteiras entre Psicologia Social e Movimento(s) Indígena(s). Temos por objetivo compreender o processo histórico de mobilização do(s) Movimento(s) Indígena(s) do Brasil, a partir da década de 1970, e discutir as potencialidades para de(s)colonização dialógica entre os conhecimentos dos povos indígenas e da Psicologia. Buscamos deslocar os saberes da matriz colonial de poder para assumir as concepções populares, sendo requisito fundamental para a libertação da Psicologia da episteme colonial. Recorremos à pesquisa bibliográfica potencializada por nossa participação e acompanhamento de atividades públicas dos movimentos étnico-sociais dos povos Kaiowá e Guarani. O diálogo da Psicologia Social com as experiências do(s) Movimento(s) Indígena(s) apresenta possibilidades transformadoras desde as compreensões de conscientização e desideologização. E ainda, direciona para o desprendimento da Psicologia das colonialidades para o comprometimento com os movimentos populares para contribuir com a emergência de processos de de(s)colonização.

Palavras-chave : Movimento Indígena; Psicologia Social; Estudos decoloniais; Descolonização; Libertação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )