SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A influência do apego nas habilidades sociais de estudantes universitáriosConstrução da Escala de Competência do Terapeuta de TCC em Grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CHIQUETTO, Matheus Vercesi; MENEZES, Carolina Baptista  e  LOPES, Fernanda Machado. As relações entre distorções cognitivas, estratégias de regulação emocional, Mindfulness e sofrimento psicológico de adultos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.27-36.  Epub 01-Jul-2024. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20230005.

As terapias cognitivo-comportamentais (TCC) consideram diversos processos como fatores transdiagnósticos envolvidos na manutenção e/ou prevenção de sofrimento psicológico. As distorções cognitivas (DC), estratégias de regulação emocional (ERE) e mindfulness (MD) representam alguns desses processos nas TCC. Este estudo investigou a relação entre DC, ERE e MD com o sofrimento psicológico e explorou a relação desses mecanismos entre si. Utilizou-se um método transversal com amostragem não probabilística. A coleta on-line ocorreu por meio da técnica bola de neve. As variáveis foram medidas individualmente por diferentes instrumentos. Participaram 217 brasileiros entre 18 e 61 anos. Os resultados das análises de regressão demonstraram que o aumento de DC e ERE desadaptativas e a diminuição de MD e ERE adaptativas predisseram o sofrimento psicológico. A análise de rede demonstrou inter-relação positiva entre DC e ERE desadaptativas, tendo elas apresentado relações negativas com MD. Não foram observadas relações significativas entre MD e ERE adaptativas. Esses achados demonstraram a especificidade dos processos como preditores em diferentes direções de sofrimento psicológico, bem como as interações deles entre si. A compreensão dessas relações permitiu estabelecer conexões teórico-metodológicas e demonstrou a possibilidade de combinação de intervenções clínicas para o tratamento de sofrimento psicológico considerando-se as perspectivas teóricas dos processos analisados.

Palavras-chave : Cognição; Regulação emocional; Atenção plena; Angústia psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )